Os novos índios não têm charme

Eles enfim conhecem, ou conhecerão, a Europa, ou os EUA. Mesmo que seja Miami. De qualquer forma nossos índios anunciam essas viagens cerca de 4 meses antes, em blogs, fotologs e fazem inúmeras festas de despedidas.

Eles estão felizes, e querem anunciar. Resultado de melhores condições econômicas para a classe média, resultado das melhores condições educacionais do Brasil, resultado de esforços próprios, claro, isso eu não nego_ e resultado de tantos outros fatores, sabemos, que (ao menos antes da crise da bolsa), está mais fácil viajar para o exterior.

E eles vão. E fazem fotos e mais fotos das malas, contam como se sentem, escrevem isso na frase de efeito do MSN, morrem de saudade em uma semana. Escrevem e-mails pegajosos e postam em seus sites, no facebook, no flog, no orkut, em todos os lugares. Eu acho que são os mesmos que chamam Vitória de provinciana. Eu acho um saco. Há algo mais provinciano que essa admiração pelo mundo velho, ou pelo mundo yankee, ou pelo mundo que antes já foi chamado de primeiro?

Há algo mais patético que isso: pagar pau pra estrangeiro?

Lembro de uma amiga elegante, hoje muito bem empregada numa TV muito digna. Dignas a TV e ela. Pois bem, essa minha amiga passou num mestrado que a Ana Cristina César, a poeta mesmo, também passou. E foi. Mas em hora alguma vi o deslumbramento da moça. Ao contrário, havia a preocupação. Ela me contava que estava comendo mais ovos mexidos do que gostaria e falava da saudade. Uma verdadeira pós-modernista. Que já leu Mario de Andrade, que saca de literatura e que brilha pela inteligência, não somente em flogs.

Os Índios Sem Charme não. Eles se ufanam. Eles contam aquelas aventurazinhas cafonas. Uma caipirinha à beira lago. Como ninguém buzina nas Europas e mostras obscuras de arte que precisam de legenda. E tanta bobagem. Meus filhos, disfarcem seu provincianismo. Vitória pode ser uma moça simples, e até pagar alguns micos, mas ela me disse que está com vergonha.

(continua depois)

Anúncios

2 comentários em “Os novos índios não têm charme

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s